PLÉIADES

frames_grd01.00027

AS PLÉIADES – CONSTELAÇÃO DE TOURO

A Constelação do Touro, uma das mais facilmente identificáveis no céu.  E estamos na melhor época do ano para observá-la, o verão, que é quando ela mais se destaca no céu, nascendo por volta de 18 horas e permanecendo visível por praticamente toda a noite.

Nesta Constelação localiza-se o aglomerado estelar aberto das Plêiades, o mais brilhante em todo o céu.

As Plêiades são também conhecidas “Sete-estrelo” em algumas passagens bíblicas; como “Subaru” no Japão; e M 45 pela classificação do catálogo Messier.

São também as Sete Irmãs, na mitologia grega, filhas de Pleione e Atlas, perseguidas por Órion, que estava encantado com a beleza das moças.  Para escapar da perseguição do caçador, as Plêiades recorreram aos deuses, que as transformaram em sete estrelas(: Maia, Electra, Taígeta, Astérope, Mérope, Alcíone e Celeno).

(Um modo fácil de localizar as plêiades no céu é tomando a reta formada pelas estrelas Betegeuse e Aldebarã, ambas fáceis de ser identificadas na constelação de Orion (o caçador).  Seguindo a reta, chega-se ao aglomerado das Plêiades, exatamente no pescoço do Touro.)

As Plêiades constituem um grupo de estrelas que se formou a partir de uma massa inicial de poeira e gás. Trata-se de um enxame muito jovem, com sua idade estimada em 100 milhões de anos; e em fotografias de longa exposição ainda é possível observar o que resta desse gás inicial.  O enxame compreende pelo menos 500 estrelas, predominantemente de cor branco-azuladas, e situa-se a 380 anos-luz da Terra. Estima-se que durará cerca de 300 milhões de anos para que as estrelas deste aglomerado se dispersem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s